Força realizou ação na sexta-feira em Marília
A Força Sindical Regional Marília através dos sindicatos filiados, realizou na sexta-feira, dia 24 de abril, em Marília, panfletagem nas principais empresas da cidade e às 16 horas, na “ilha”, próximo ao terminal rodoviário urbano da cidade. Além da Força, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST de Marília, através de sua supervisora, Luciana Caluz também esteve participando. A ação tem como principal objetivo chamar atenção dos trabalhadores para os acidentes de trabalho e as doenças relacionadas às atividades profissionais. “No dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho diversos evento serão realizados a nível nacional. Desde o ano 2000 que a Força Sindical lembra essa data com bastante ênfase. Em Marília esse é o primeiro ano que estamos realizando uma panfletagem visando alertar a população em geral. De acordo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), no mundo são 270 milhões de vítimas de acidentes de trabalho. 160 milhões sofrem com doenças profissionais. Por dia, morrem 5 mil pessoas em acidentes de trabalho, são três vidas a cada minuto. No Brasil são quase 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho. As estatísticas da Previdência Social no ano de 2013 apontam um total de 717.911 acidentes de trabalho, 2,814 trabalhadores mortos pelo trabalho e 16.121 trabalhadores incapacitados para o trabalho,mesmo diante desse cenário o governo no contexto do ajuste fiscal restringe benefícios trabalhistas e previdenciários. Lutamos para uma mudança dessa drástica realidade qual temos identificado no mundo do trabalho como retrocesso ao desenvolvimento econômico e humano!, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Marília e coordenador da Força Sindical Regional Marília, Irton Siqueira Torres.
Sobre a data
Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
O direito universal à saúde é uma conquista da cidadania brasileira, garantida na Constituição Federal, em seu artigo 196, como “… um direito de todos e um dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas…”. A Saúde do Trabalhador está contemplada no âmbito deste direito na própria Carta Magna, disposta em seu artigo 200 como competência do Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, as questões que associam saúde e trabalho deixam de se relacionar exclusivamente à relação entre trabalhador e empregador, passando a ser também um objeto da Saúde Pública.
Escrito por Chico Assessoria e Comunicação Sindical
Fotos: Chico Assessoria